Você já pode ter visto algum corretivo colorido nas paletas de maquiagem, mas você sabia que eles conseguem ser grandes aliados na hora de fazer uma maquiagem incrível? Eles podem neutralizar as cores indesejadas da pele, como olheiras, manchas e espinhas, deixando o rosto mais uniforme e clean. 

Mas como escolher e aplicar o corretivo colorido em cada caso? Hoje, vamos te mostrar 8 maneiras que podem fazer você arrasar na make e facilitar o seu dia a dia.

O que são os corretivos coloridos e para que servem?

Os corretivos coloridos são produtos de maquiagem que têm como função principal neutralizar os tons da sua pele. A correção de manchas e o disfarce das olheiras exigem muitas vezes inúmeras camadas de bases e corretivos neutros, mas com os corretivos coloridos, esse processo diminui, porque o corretivo colorido uniformizam e neutralizam os tons.

Para saber qual cor de corretivo usar, é preciso entender o círculo cromático, que é uma ferramenta que mostra as relações entre as cores. As cores opostas no círculo se anulam, ou seja, se você tem uma mancha vermelha na pele, você pode usar um corretivo verde para cobri-la. O mesmo vale para as outras cores: amarelo neutraliza roxo, laranja neutraliza azul e lilás neutraliza amarelo.

Como usar o corretivo colorido?

A forma mais comum de usar os corretivos coloridos é aplicá-los antes da base e do corretivo do tom da sua pele. Assim, você cria uma camada de correção que vai facilitar a cobertura dos produtos seguintes. Veja o passo a passo:

  • Com o rosto limpo e hidratado, aplique o corretivo colorido nas áreas que precisam de correção, como olheiras, manchas e espinhas. Escolha a cor de acordo com a necessidade da sua pele (vamos falar mais sobre isso a seguir).
  • Esfume bem o corretivo com uma esponjinha ou um pincel, para não deixar marcas ou excessos de produto.
  • Aplique a base por todo o rosto, dando batidinhas leves para não retirar o corretivo.
  • Aplique o corretivo do tom da sua pele nas áreas que precisam de mais cobertura ou iluminação, como abaixo dos olhos, no centro da testa, no nariz e no queixo.
  • Finalize com um pó translúcido ou compacto para selar a maquiagem e evitar que ela craquele ou transfira.

Assim você pode conseguir aplicar o corretivo de maneira mais prática e assertiva.

Quais são as cores de corretivos coloridos e como usá-las?

Existem diversas cores de corretivos coloridos disponíveis no mercado, mas as mais comuns são: verde, vermelho, laranja, amarelo e lilás. Cada uma delas tem uma função específica na hora de corrigir a pele. Veja quais são:

Corretivo verde

Se você tem pontos avermelhados no rosto, como espinhas, rosácea ou cicatrizes, o corretivo verde pode ser o seu amigo. Ele é um dos corretivos coloridos mais usados e conhecidos, pois ele neutraliza a cor vermelha, que é uma das mais comuns na pele.

O corretivo verde funciona porque ele é a cor oposta ao vermelho no círculo cromático, ou seja, eles se anulam quando misturados. Por isso, quando você aplica o corretivo verde sobre uma área vermelha, você cria uma base neutra para receber a base e o corretivo do tom da sua pele.

Para usar o corretivo verde, você precisa de apenas uma pequena quantidade do produto, pois ele é bem pigmentado e rende bastante. Você pode aplicar o corretivo verde com um pincel ou com o dedo, dando leves batidinhas sobre a área avermelhada. Depois, você precisa esfumar bem o produto, para não deixar nenhuma marca ou resíduo. Em seguida, você pode aplicar a base e o corretivo do tom da sua pele por cima, para finalizar a correção.

Experimente usar o corretivo verde e veja como ele pode disfarçar as manchas vermelhas do seu rosto.

Corretivo vermelho

Esse é um dos corretivos coloridos mais surpreendentes e eficientes para quem tem manchas ou olheiras com fundo esverdeado. Ele é capaz de neutralizar os tons frios e escuros que aparecem na pele, dando um aspecto mais claro e uniforme ao rosto. Esse tipo de mancha ou olheira é mais comum em peles que têm tatuagens verdes ou vasinhos nessa cor.

Além de corrigir as manchas ou olheiras, o corretivo vermelho também pode ser usado para dar mais vida e luminosidade à pele que tem um subtom frio ou acinzentado. Ele ajuda a realçar a beleza natural dessas peles, dando um toque de cor e saúde.

Corretivo laranja

O corretivo laranja é um dos corretivos coloridos mais versáteis e úteis para quem tem olheiras profundas e escuras. Ele é capaz de neutralizar os tons frios e acinzentados que aparecem na região abaixo dos olhos, dando um aspecto mais descansado e iluminado ao rosto. Esse tipo de olheira é mais comum em peles com maior quantidade de melanina, que podem ter uma pigmentação mais intensa nessa área.

Além de corrigir as olheiras, o corretivo laranja também pode ser usado para camuflar outras manchas que tenham um fundo azulado ou roxo, como as causadas pelo sol ou pela depilação. Essas manchas podem aparecer em qualquer parte do rosto ou do corpo, e podem ser disfarçadas com o corretivo laranja antes da aplicação da base ou do corretivo do tom da pele.

Para usar o corretivo laranja, você pode aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a área que deseja corrigir, usando um pincel ou o dedo. Em seguida, esfume bem o produto, para não deixar nenhuma marca ou excesso. Depois, você pode aplicar a base e o corretivo do tom da sua pele por cima, para uniformizar e harmonizar a pele.

Corretivo amarelo

Caso tenha olheiras arroxeadas que te deixam com um aspecto de cansada, então o corretivo amarelo é um dos corretivos coloridos mais indicados para quem tem esse tipo de problema. Ele é capaz de neutralizar os tons frios e escuros que aparecem na região abaixo dos olhos, dando um aspecto mais claro e iluminado ao rosto. Esse tipo de olheira é mais comum em peles claras, que têm uma menor quantidade de melanina.

O corretivo amarelo funciona porque ele é a cor oposta ao roxo no círculo cromático, ou seja, eles se anulam quando misturados. Por isso, quando você aplica o corretivo amarelo sobre uma área roxa, você cria uma base neutra para receber a base e o corretivo do tom da sua pele.

O corretivo amarelo também pode ser usado para iluminar o rosto, dando um aspecto mais radiante e saudável à pele. Você pode aplicar o corretivo amarelo nas áreas que você quer destacar, como o arco da sobrancelha, o canto interno do olho, o topo das maçãs do rosto e o arco do cupido.

Você pode aplicar o corretivo amarelo com um pincel ou com o dedo, dando batidinhas sobre a área roxa ou que você quer iluminar. Depois, você pode esfumar bem o produto e aplicar a base e o corretivo do tom da sua pele por cima.

Corretivo lilás

Você tem pontos amarelados no rosto, como manchas de sol, sardas ou melasma? Então o corretivo lilás, pode te ajudar. Ele pode neutralizar os tons quentes e claros que aparecem na pele, dando um aspecto mais uniforme ao rosto. Esse tipo de mancha é mais comum em peles que têm uma menor quantidade de melanina, que podem ter uma pigmentação mais fraca nessa área.

O lilás é a cor oposta ao amarelo no círculo cromático, ou seja, ele vai anular essa cor. Por isso, quando você aplica o corretivo lilás sobre uma área amarela, você cria uma base neutra.

Para usar o corretivo lilás, você pode seguir os mesmos passos, aplicar em pouca quantidade, dando batidinhas com o dedo ou pincel. Em seguida, você pode finalizar sua maquiagem como de costume.

Como escolher um corretivo colorido para você?

Na hora de escolher o corretivo colorido, é importante levar em conta alguns fatores, como:

  • O tom e o subtom da sua pele: assim como na hora de escolher a base e o corretivo neutro, você pode observar se a sua pele tem um subtom quente (amarelado), frio (rosado) ou neutro (bege). Isso vai influenciar na escolha das cores dos corretivos coloridos, que devem harmonizar com o seu subtom.
  • A intensidade dos pontos a serem disfarçados: dependendo da profundidade e da pigmentação da sua olheira, mancha ou espinha, você pode precisar de um corretivo colorido mais claro ou mais escuro. Por exemplo, se você tem uma olheira muito profunda e azulada, você pode precisar de um corretivo laranja mais escuro do que se você tivesse uma olheira mais superficial e acinzentada.
  • A textura e o acabamento do produto: os corretivos coloridos podem ter texturas diferentes, como líquida, cremosa ou em bastão. Eles também podem ter acabamentos diferentes, como matte ou hidratante. Você pode escolher o produto que melhor se adapta ao seu tipo de pele e ao seu gosto pessoal. Por exemplo, se você tem a pele seca, você pode preferir um corretivo colorido hidratante e cremoso. Se você tem a pele oleosa, você pode preferir um corretivo matte e líquido.

Opções de corretivos coloridos

Existem diversas marcas e modelos de corretivos coloridos disponíveis no mercado, mas nem todos têm a mesma qualidade e eficiência. Por isso, separamos alguns corretivos coloridos bem avaliados para você conhecer e te ajudar a escolher o seu:

Corretivo Colorido Vult: esse é um dos produtos mais populares e acessíveis de corretivos coloridos. Ele tem uma textura cremosa e um acabamento matte. Ele está disponível nas cores verde, amarelo e lilás.

Paleta de Corretivos Coloridos Luisance: essa é uma ótima opção para quem quer ter várias cores em um só produto. Essa paleta contém 15 cores de corretivos coloridos, que podem ser usados sozinhos ou misturados para criar o tom ideal para cada caso. Ela tem uma textura cremosa e um acabamento natural.

Corretivo Colorido Bruna Tavares: essa é uma opção mais sofisticada de corretivos coloridos. Ele tem uma textura líquida e um acabamento matte. Ele está disponível nas cores verde, amarelo, salmão, pêssego e lilás.

Corretivo Colorido Ruby Rose: essa já é uma opção mais barata e prática de corretivos coloridos. Ele tem uma textura em bastão e um acabamento seco. Ele está disponível nas cores verde, amarelo, laranja e lilás.

Como combinar o corretivo colorido com a sua maquiagem?

Depois de aplicar o corretivo colorido, você pode seguir com a sua maquiagem normalmente, usando os produtos que você gosta e que combinam com o seu estilo. No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a valorizar ainda mais o seu rosto e a sua correção, vamos te dar uma opção de finalização de maquiagem:

  • Use um primer antes dos corretivo colorido para preparar a pele e aumentar a durabilidade da maquiagem.
  • Use um iluminador nas áreas que você quer destacar, como o arco da sobrancelha, o canto interno do olho, o topo das maçãs do rosto e o arco do cupido.
  • Use um blush nas bochechas para dar um toque de cor e saúde à pele.
  • Use um contorno nas áreas que você quer afinar ou definir, como a testa, as têmporas, as laterais do nariz e o maxilar.
  • Use uma sombra neutra nos olhos para criar um esfumado suave e elegante.
  • Use um delineador preto ou marrom para realçar o olhar e criar um efeito de cílios mais volumosos.
  • Use uma máscara de cílios para alongar e curvar os cílios.
  • Use um batom neutro ou rosado para completar a maquiagem com delicadeza.

Essa é uma opção bem versátil que pode ser usada no dia a dia, eventos formais ou no trabalho, por exemplo.

Quais são os equívocos mais comuns ao usar os corretivos coloridos?

Os corretivos coloridos são produtos incríveis, mas também exigem cuidado e atenção na hora de usar. Se você não seguir as dicas, você pode acabar cometendo alguns erros que vão prejudicar o resultado da sua maquiagem. Veja quais são os erros mais comuns ao usar os corretivos coloridos:

Usar a cor errada: se você usar uma cor de corretivo que não combina com o tom da sua pele ou com a cor da sua marca/ mancha, você pode acabar criando um efeito indesejado ou chamando ainda mais atenção para o problema. Por isso, sempre consulte o círculo cromático e faça um teste antes de aplicar o produto.

Usar uma quantidade excessiva: se você usar muito produto, você pode acabar deixando a pele pesada, craquelada ou artificial. Por isso, sempre aplique uma quantidade pequena e esfume bem. Se necessário, aplique mais camadas até obter a cobertura desejada.

Não esfumar bem: se você não esfumar bem o produto, você pode acabar deixando marcas ou manchas na pele. Por isso, sempre use uma esponjinha ou um pincel adequado para espalhar o produto com delicadeza e uniformidade.

Não aplicar a base ou o corretivo neutro por cima: se você não aplicar a base ou o corretivo do tom da sua pele por cima do corretivo colorido, você pode acabar deixando a pele com um aspecto estranho ou colorido demais. Por isso, sempre finalize a correção com esses produtos para selar e harmonizar a pele.

Conheça mais do nosso conteúdo aqui.

Conclusão

Aqui você conheceu algumas maneiras de usar o corretivo colorido para disfarçar olheiras, manchas e espinhas. Você viu quais são as cores mais comuns de corretivos coloridos e como usá-las, como escolher o ideal para você, quais são algumas alternativas populares do mercado, como combinar os corretivos com a sua maquiagem e quais são os equívocos mais comuns ao usar os corretivos coloridos. 

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a fazer uma maquiagem linda e arrasadora.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *